A ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde) divulgou os resultados de uma pesquisa encomendada ao Datafolha revelando que 97% da população brasileira acredita que o poder público deve investir...
ACESSA, Alanac, Grupo FarmaBrasil e PróGenéricos marcaram presença em Audiência Pública realizada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado na quinta-feira, 12 de setembro, que discutiu a regulamentação da Reforma Tributária...
Devido à combinação de mudanças demográficas e progresso médico, os sistemas de saúde ao redor do mundo estão enfrentando desafio financeiros, ainda mais exacerbados pela sobrecarga nos sistemas de saúde durante a pandemia de COVID-19.
Autocuidado é uma iniciativa de pesquisa centrada na defesa do autocuidado e liderada pela Federação Global de Autocuidado, como parte de uma colaboração mais ampla de três anos com a Organização Mundial da Saúde, apoiando a...
Nós, da ACESSA, queremos que você se inspire a adotar práticas saudáveis, desde atividades físicas e autoexames até momentos de relaxamento. O Autocuidado em saúde não deve ser uma prática negligenciada, mas sim uma parte integrante de...
Utilização de medicamentos isentos de prescrição e economias geradas para os sistemas de saúde: uma revisão.
*Capacidade dos indivíduos, famílias e comunidades de promover a sua própria saúde e o bem-estar, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças e incapacidades com ou sem o apoio de um profissional de saúde, englobando a adoção de um conjunto de atividades e práticas que envolvem escolhas relacionadas a um estilo de vida saudável, incluindo o automonitoramento, o autoteste e a autogestão das condições de saúde; o reconhecimento de sintomas de doenças e enfermidades comuns; a gestão de sintomas, condições e outras doenças de baixa complexidade; o uso responsável de medicamentos; a devida aplicação do tratamento e recomendações de saúde recebidas por profissionais de saúde habilitados; e a autopromoção da higiene geral e pessoal.; e manutenção de hábitos saudáveis.
Medicamentos Isentos de Prescrição são permitidos para tratar males como dor de cabeça, resfriado e má digestão. Siga as orientações da bula e peça ajuda ao farmacêutico, em caso de quaisquer dúvidas. Se os sintomas persistirem, busque ajuda médica.
Busque fontes confiáveis para ler e converse com médicos para tomar boas decisões e desenvolver noções de cuidados com a saúde física e mental.
Faça autoexames com frequência para conhecer o seu corpo e dê atenção aos sinais do organismo. Caso perceba alterações, converse com seu médico.
Deixar o sedentarismo de lado é importante para cuidar do corpo e da mente, melhorar o funcionamento do organismo e prevenir doenças.
Comidas naturais e ricas em nutrientes munem o corpo de vitaminas e elementos necessários para a manutenção da saúde e proporcionam bem-estar.
Cigarros, bebidas alcoólicas em excesso e alimentos industrializados devem ser evitados na rotina de quem deseja ter plenas condições físicas e mentais.
Lavar as mãos frequentemente, fazer a higiene bucal após as refeições e trocar as escovas a cada dois meses devem fazer parte da rotina.