Quem somos

A primeira ação no sentido de agregar as indústrias produtoras de medicamentos isentos de prescrição médica, motivada pela defesa do direito à informação, data de meados de 1986. Foi realizada por três fabricantes – Roche, Merrell Lepetit e De Angeli, que se reuniram como um grupo informal com o intuito de participar do debate político instaurado pela Assembleia Nacional Constituinte, a qual, entre seus dispositivos, considerava a proibição da publicidade de medicamentos, entre outros produtos.

Durante os anos seguintes, o grupo informal expandiu-se com a entrada de inúmeras outras produtoras, mas preferiu manter-se como tal até sua fundação oficial em 1994, constituindo-se, então, na Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Saúde (ABIPS). A partir de 2002, tornou-se a Associação Brasileira da Indústria de Automedicação Responsável (ABIAR) e, em 2003, passou a designar-se ABIMIP – Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição.

Acompanhando as mudanças ocorridas na sociedade e no mercado e ainda por todos os esforços relacionados à defesa dessa importante pauta nos últimos anos, a ABIMIP movimentou-se no sentido de ser reconhecida como referência na promoção do AUTOCUIDADO. Esta adequação vem em resposta a uma grande pergunta a ser respondida: se os MIPs constituem-se em ferramenta fundamental dentro de um grande ambiente de autocuidado, por que não incluir os demais produtos e serviços com essa finalidade, ampliando e fortalecendo as ações da Entidade?

Foi com esse intuito que, a partir de fevereiro de 2022, ao abrir suas portas para outras indústrias relacionadas ao segmento de saúde e bem-estar, a Entidade passou a se chamar ACESSA – Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde, de modo a ampliar o debate do autocuidado em saúde perante os diversos públicos que integram essa equação.

Missão

Por meio do desenvolvimento e envolvimento de todos os protagonistas da cadeia, nossa missão é atuar no sistema de saúde para que as pessoas possam tomar decisões em relação ao autocuidado de forma responsável, consciente e segura, promovendo assim, mais saúde e maior liberdade de escolha.

Visão

Ser líder e referência no mercado de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIPs) e na difusão do conhecimento sobre o autocuidado, através de interação e atuação junto a todos os influenciadores da cadeia, trabalhando para alcançar as prioridades eleitas pelos associados, gerando valor para os mesmos.

Valores

  • Ética
  • Boa comunicação
  • Senso de urgência 
  • Responsabilidade Social
  • Integridade & Transparência
  • Impacto no mercado em que atuamos
  • Busca de resultados (tangíveis e intangíveis)

Objetivos

A ACESSA tem entre seus objetivos representar os seus associados junto ao governo, entidades, associações nacionais e internacionais, imprensa e população em geral. A associação fornece orientação ética aos profissionais da saúde e ao consumidor com a finalidade de garantir a correta aplicação do conceito de medicamento isento de prescrição médica e seu uso responsável, além das boas práticas de comunicação e comercialização dos MIPs. A ACESSA também promove o intercâmbio global de informações científicas a respeito dos medicamentos isentos de prescrição.

Diretoria

Cargo Nome Empresa
Presidente Rodrigo Garcia Haleon
1º Vice-Presidente Leonora Coimbra Hypera
2º Vice-Presidente Daniel Torres  Reckitt
3º Vice-Presidente Wllian Marize Bausch Health
Vice-Presidente Financeira Gina Mejia Johnson & Johnson
Diretora Carmem Pontin Galderma
Diretora Carmenza Alarcon Sanofi
Diretora Fabiana Queiroz Reckitt
Diretora Gabriela Mallmann Aché
Diretora Katherine Ruas Haleon
Diretor Luiz Eduardo Clavis Hypera
Diretor Marcelo Forti Megalabs
Diretor Rodrigo Padilla

Procter

Diretora Sarah Bonadio Sanofi
Diretor Sydney Rebello Bayer

Vice-Presidente Executiva Marli Martins Sileci ACESSA


O que você procura?
Siga-nos

Edifício Landmark - Av. das Nações Unidas, 12.399 - conjunto 71B - Brooklin Novo - São Paulo/SP, 04578-000 - Telefone: 55 11 5102-3596